terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana mundial ce conscientização sobre o Autismo!


A foto é do filme “Meu filho, Meu mundo” (son-rise), uma história real que aborda um caso de autismo severo revertido, os criadores do son-rise. Impossível não se emocionar e deixar de acreditar na capacidade das nossas crianças. Também nos deixa uma grande lição da importância do estímulo, favorecer um ambiente de aprendizagem e oportunidades para que ela aconteça. Sem julgamentos, sem acelerar o percurso, acreditar e mais que tudo: AMAR . É possível acompanhá-lo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=4fj_uWVAkAE
Uma simples contribuição para a Semana Mundial da Conscientização do Autismo, data 02 de Abril decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), desde 2008, pedindo mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome “oficial” do autismo), cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico.
O autismo é uma síndrome comportamental com causas múltiplas, devido a um distúrbio de desenvolvimento. O sexo masculino tem maior tendência de possuir e, os sintomas e características aparecem antes dos 3 anos, e quanto antes um tratamento adequado for iniciado, melhores serão os resultados.
OS Sintomas e Características são Dificuldade de relacionamento com outras crianças; Pouco ou nenhum contato visual; Risos inapropriados, em situações totalmente fora do comum, sem motivos; Aparente insensibilidade a dor; Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; Rotação de objetos; Preferência pela solidão; Dificuldade de aprendizado com os tradicionais métodos de ensino; Resistência a mudança de rotinas; Dificuldades em se expressar; Usa gestos ao invés de palavras; Irregularidade de habilidades motoras e; Excesso de raiva, demonstrado sem causa.
O tratamento é composto por várias terapias diferentes, dessa forma se obtém um melhor resultado. O uso de medicamentos é feito para aliviar os sintomas, e com o auxílio da reabilitação e a educação especial, o paciente pode ter uma vida mais perto do normal de uma criança.
Apesar de ter sintomas que podem dificultar o aprendizado e a interação social, muitas personalidades conhecidas tiveram autismo infantil, mas mesmo assim foram capazes de obras incríveis. Como, por exemplo, o pintor Vincent Van Gogh, o cientista Albert Einstein, o filósofo Ludwig Wittgenstein, o presidente americano Thomas Jefferson, entre muitos outros.

Um comentário:

  1. Sempre fui curiosa sobre Autismo, mas nunca me aprofundei. No final da semana passada participei de um curso, dentro de minha pós-graduação em Reabilitação Cognitiva, que nos capacitou de um modo totalmente diferente, a partir de quando se olha para a cça Autista. Fiquei ainda mais apaixonada com o trabalho. Contudo, o mais importante foi a conscientização e renovação (Hanen) de nossas mentes em relação ao atendimento dessas cças. São lindas demais!!!

    ResponderExcluir